quarta-feira, 20 de junho de 2007

***achamos o culpado*cardeal mazarino*uma escola de mau-caratismo político***

o cardeal mazarino citado na postagem do dia 17 p.p., "no olho do furacão ...", conseguiu ser mais maquiavélico que maquiavel. ficou famoso, com razão, pela agudeza de suas observações sobre a política, os homens e a arte de governá-los. seus pensamentos são incisivos raios-x de pragmatismo político. governou a frança como primeiro-ministro, após a morte do cardeal richelieu, seu mentor, em 1642 tendo sido, até, responsável pela educação do rei Luiz XIV então criança. os pensamentos abaixo são de sua autoria e retirados foram do “breviário dos políticos”, da editora alhambra e traduzido por roberto aurélio costa.

* - Os hipócritas estão sempre dispostos a propagar novidades e aprovam sistematicamente o que fazes. Eles representam para ti a comédia da amizade. Porém, se diante de ti eles estraçalham os outros, toma cuidado porque eles não tardarão a fazer a mesma coisa contigo.
* - Para conheceres os projetos de alguém, suborna uma pessoa de quem ele esteja enamorado e por seu intermédio terás acesso a seus pensamentos mais secretos.
* - Não dever pedir em empréstimo coisa alguma a um amigo, pois se ele não estiver em condições de pôr à tua disposição o objeto que diz a todo o mundo lhe pertencer, ele te odiará. E mesmo que, a contragosto, ele venha a atender teu pedido, ou ainda, se ele recupera seu bem em mau estado, em qualquer caso te guardará rancor.
“Os hipócritas aprovam sistematicamente o que fazes”
* - Trata bem seus servidores mais humildes; caso contrário pouco a pouco eles te arruinarão no espírito de teu amigo. Pensa nisso nos banquetes ou quando fores convidado à sua residência. Finge dar-lhes confiança e confidencia-lhes segredos pretensamente importantes. Manifesta que tens em grande conta o serviço do teu amigo. Mas se tratas os domésticos com excessiva familiaridade, eles te desprezarão, e se com eles te exaltares, te odiarão. Trata-os com brandura e distância, e eles te respeitarão.
* - Se procuras conquistar o favor dos homens do povo, promete vantagens materiais a cada um pessoalmente, pois é isso que os toca e não a honra ou a glória.


é isso.
dorme com o barulho da festa lá na roça ...

Um comentário:

Archimedes Carpentieri disse...

Legal o artigo Re
É de Maquiavel,também, a dica, muito praticada pelos políticos atuais=
"O MAL DEVE SER FEITO DE UMA SÓ VEZ, O BEM EM DOSES HOMEOPÁTICAS"

(mais ou menos isso)
bjos
Archie