
Para criar composições despojadas e de extrema serenidade, Vermeer trabalhava seus quadros com minúcia.

Sua obra ficou esquecida até o século XIX, mas hoje Vermeer é reconhecido como um dos maiores pintores da grande época da pintura holandesa.
Jan Vermeer nasceu em Delft, Países Baixos, em 31 de outubro de 1632.
Entre 1652-1654 estudou pintura com Karel Fabritius, aluno de Rembrandt.
Em 1663 entrou para a guilda de São Lucas, que presidiu em 1662-1663 e 1670-1671.
Em 1663 entrou para a guilda de São Lucas, que presidiu em 1662-1663 e 1670-1671.
Vermeer pintou 35 telas conhecidas e, a grande maioria, não assinada.
"O Geógrafo" (1668) é uma das quais apresenta assinatura visível, que pode ser vista
no alto do quadro, no canto direito.
A ausência de assinaturas e a abundância de telas apócrifas dificultam a apreciação cronológica da obra de Vermeer.
Os temas que aborda são, na maior parte das obras, os interiores com uma, duas ou até três figuras, e algumas paisagens urbanas.
A luz é a principal atração de toda sua obra. Usada com sabedoria, serve para ressaltar uma expresão ou aprofundar e criar uma atmosfera. Ela sempre vem da esquerda e, na maioria dos quadros, através da janela de um quarto fechado, como em "Moça lendo uma carta" (c. 1657).

Tapetes orientais e cortinas luxuosas, como no quadro "A arte de pintar", são presença constante em sua obra de interior.
Intimista, Vermeer retratou cenas da vida burguesa, repletas de símbolos e intenções morais.
A música é um dos temas mais abordados.


Tapetes orientais e cortinas luxuosas, como no quadro "A arte de pintar", são presença constante em sua obra de interior.
Intimista, Vermeer retratou cenas da vida burguesa, repletas de símbolos e intenções morais.
A música é um dos temas mais abordados.

São as suas moças tocando virginal, uma espécie de piano, que deu origem à pianola.

Em "A leiteira" (1656-1660), manifesta-se seu colorido particular: fusões de azul e amarelo, objetos pontilhados de dourado.

Em "A leiteira" (1656-1660), manifesta-se seu colorido particular: fusões de azul e amarelo, objetos pontilhados de dourado.
Seus interiores repletos de detalhes: piso, rodapés, adereços, vitrais, as sombras, as paredes, tudo sensivelmente colocado como se fosse uma fotografia perfeita.

Clicar para ver o quadro que Vermeer não pintou
Clicar para conhecer um falsificador
Os links abaixo, levam a uma viagem para conhecer a obra de Vermeer.
Pinturas anteriores a 1657
Pinturas entre 1657-1660 (1)
Pinturas entre 1657-1660 (2)
Pinturas entre 1657-1660 (3)
Pinturas entre 1661-1670 (1)
Pinturas entre 1661-1670 (2)
Pinturas entre 1661-1670 (3)
Pinturas entre 1661-1670 (4)
Pinturas após 1670
Hasta la vista baby!!!
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