*
a informação que me oferecem as andanças virtuais, tão ao meu alcance, por vezes, me leva a um grau de perversidade na quantidade exata para satisfazer o espírito de quem tem o nó do "viu só??? eu não disse???", enroscado na garganta.
como se não bastasse a completa falta de atributos literários, como se não fosse suficiente o repúdio aos textos deploráveis que dizem sobre alguma coisa que beira a entediante e pretensiosa auto-ajuda, como se não fosse suficiente jamais ter sido hipnotizada pela falsidade da alma musical do sr. paulo coelho hoje caiu, bem aqui na minha frente, um site mostrando erros gramaticais terríveis, cravados em "o alquimista". salvo o autor tenha encontrado e feito uso da sabedoria de um bom professor, o malefício continua nos livros seguintes.
*
a academia brasileira de letras, de ilibada tradição, criteriosa, inequívoca, indubitável, incólume, que tem cadastrados em seus registros, machado de assis, rui barbosa, manuel bandeira, aurélio buarque de holanda, ana maria machado, não poderia ter errado tanto.
dentre as exigências feitas ao candidato que almeja uma cadeira na abl, deveria constar uma que proibisse erros de gramática em toda obra do pretendente.
o exemplo a seguir é o rasteiro, infame, imperdoável erro de concordância de pessoas de tratamento, que aprendemos a resolver logo no presente do indicativo do verbo ser, ou seja, assim que nos tornamos brasileiros quase alfabetizados.
"— Eu te amo porque tive um sonho... Eu te amo porque todo o Universo conspirou para que eu chegasse até você ." (Pág. 190)
Sei que é covardia comparar PC com um dos clássicos de nossa literatura. Mas confesso que não resisti à tentação. Compare este trecho de Machado de Assis, extraído de Dom Casmurro: "Aqui tendes a partitura, escutai-a, emendai-a, fazei-a executar, e se a achardes digna das alturas, admiti-me com ela a vossos pés..." (trecho do texto retirado do site http://www.portrasdasletras.com.br/)
*
resta-me agradecer a dádiva de ter sido agraciada com uma boa dose de inteligência seletiva.
qual teria sido a alquimía utilizada na abl, e com quem???
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
REgina, impressionante! Conheço, tenho amigas que pertencem à Academia Brasileira de Letras,pessoas extremamente inteligentes, professoras,mas,confesso,você é estupenda...incrível..maravilhosa...ofuscante...digna de saborear todos os dias suas postagens.Olhe,te reverencio e parabenizo pelo bem que faz a nossa língua materna.Parabéns!!!Lya
lya, obrigada, volte quando sentir vontade, mas ... vai com calma ... menos, muito menos, quase nada ... rs ...
conheço vc ... acho que sim ...
REgina,os sábios se escondem porque correm o risco de serem atropelados pelo arrastão de analfabetismo que assola o país( têm medo de assumirem,e, como são poucos,estão aterrorizados...rs).Após o PISA ,houve um confronto: Brasil X Finlândia.Houve empate:
Finlândia em 1º lugar e Brasil em "o primeiro" da fila do despreparo...descalabro...desprezível......e outros "des"...rs. Querida,acredito que não me conheça,leio seu blog todos os dias,mas a conheci através do blog de Archimedes ,outra maravilha atual...confesso que às vezes tenho que ler várias vezes pra entendê-los...rs.Continuarei escondidinha...rs... minha meta agora é chegar a um décimo de vocês.Que Deus a ilumine e lhe dê muita saúde pra continuar expandindo sabedoria, perspicácia,sutileza e carisma indiscutíveis! Bjs.
Postar um comentário