sexta-feira, 2 de novembro de 2007

***osvaldo barros*um das razões pelas quais adoro música***



n.n



em 2005, depois de vencer um câncer na garganta que deixou sua voz mais rouca - dos males o menor - e que, segundo ele, foi o samba que curou, osvaldinho da cuíca, o embaixador nato do samba paulista, o mais notório colecionador de chapéus do planeta, recomeçou gravando o cd, osvaldinho da cuíca convida - em referência ao samba paulista, o trabalho mais pessoal de sua carreira - guardado bem ali, em destaque na banda brasileira da minha prateleira de cds.
lotado de suas próprias composições, esse cd é prova de rara proeza, pois, o mestre paulista da chorona ... rsrs ... a cuíca, pra quem não sabe, nos seus musicais e felizes mais de 50 anos de carreira, ainda não ousara,
a ponto de criar um álbum que contasse, apenas,
com composições de sua autoria.
na faixa,
minha vizinha, tem as labaredas vocais do demônios da garoa.

ouvi de osvaldinho:
"essa (a canção, minha vizinha) é para o lado comercial mesmo. tem uma crítica comum aos vizinhos. e tem outro lado, porque falo que saí da periferia.
na minha opinião o maior marginal é o da classe média."
além do demônios da garoa, o cd conta com o thobias da vai vai, jair rodrigues e quinteto em branco e preto, grupo de 97, da zona sul de são paulo que, dentre outras coisas, criaram o projeto, samba da vela em 2000.

o primeiro cd de osvaldinho da cuíca é um trabalho comovente, maravilhoso!!!

conheci o osvaldinho, oriundo do bom retiro, em 1967,
assim que ele foi pro demônios da garoa, onde permaneceu por mais de 3 décadas.

memória particular:
seu jayme, sem nenhum vestígio de samba no pé, sem vocação pra fazer a chorona gemer na sua mão, ou para executar o do, ré, mi, em pianinho de brinquedo,
valia-se do talento dos melhores, pra contar vantagem,
e se emocionava exaltando as qualidades que gostaria de ter como suas.
osvaldinho é um desses talentos, portanto, tinha lugar honra lá em casa.

profundo conhecedor do samba rural, osvaldinho lamenta que o samba paulista tenha perdido certas características originais. outros estados do brasil, menos cosmopolitas que são paulo,
têm a vantagem, devido a isto, de conseguir manter suas origens.

senta que lá vem a história:

a história do samba rural remonta a 1727, quando fazendeiros e seus escravos iam a pirapora, interior do estado de sp, rezar por milagres ao bom jesus,
cuja imagem fora encontrada às margens do rio tietê.
o samba rural, portanto, surgiu da cantoria de longas horas de espera a que eram submetidos os escravos de cidades do interior paulista, campinas, sorocaba, piracicaba, e outras, enquanto seus patrões oravam ao bom jesus, lá de pirapora.
daquelas cantorias dos barracões que giravam em torno do samba de umbigada, samba do lenço, jongo, etc ..., surgiu uma fusão, ou seja, o samba rural paulista.
hoje em dia, pirapora do bom jesus, continua sendo o ponto de encontro dos batuqueiros paulistas, por absoluta paixão dos freqüentadores.
não existe nenhuma referência ao fenômeno em nenhum outro lugar, que não seja nas rodas de samba paulistanas. uma pena.
mario de andrade, na década de 30,
contou em um estudo sobre a origem do samba, essas histórias.
foi ele quem nomeou como samba rural paulista.

engraxate nos arredores do pátio do colégio, osvaldinho da cuíca chamava os clientes batucando na latinha de graxa. a cuíca é o instrumento que lhe valeu o epiteto, porém, ele fez da frigideira de ferro, um instrumento que representa o samba paulista no resto do mundo.
a ala das frigideiras da vai vai foi criada por ele em 1976.
osvaldinho da cuíca, de 67 anos, no ensaio da tv cultura de sp, atreveu-se a tocar caixa de engraxate. isso deu o que falar. quero ver no que vai dar.
hoje ele tem guardado, a sete chaves, um samba enredo que promete alegrar muita gente no próximo carnaval. ainda não sei pra onde vai o dito cujo. suspeito que seja lá pro bexiga. será???

a mídia devoradora, não dá chance pra histórias feito esta, de osvaldinho da cuíca.
o endereço mais buscado na agenda dos formadores de opinião da mesmíce é sempre igual e, posso, garantir, não tem cep de são paulo.


n.n

Em princípios de 1973, falando a um jornal paulista, Osvaldinho da [Cuíca], um dos mais competentes e versáteis ritmistas do Brasil, desabafava: Já acompanhei, nos estúdios, quase todo o cast das grandes gravadoras, mas até hoje não fiz um trabalho próprio. Esse dia vai chegar." Pois o dia chegou. e graças a Marcus Pereira, o produtor-revelação, que em seu primeiro catálogo/74, junto com o [álbum] "Música Popular do Centro-Oeste/Sudeste", e os lps de Cartola e Paula Ribas (Fados Brasileiros lança este bonito "Vamos Sambar"(4035008, junho/74), onde Osvaldinho e seu Grupo Vai-Vai mostra a beleza do sambão brasileiro, num lp tipo exportação. Aplaudido todas as noites pelos [freqüentadores] da [boate] "O Jogral" e expectadores dos desfiles de escolas-de-samba ou ainda pelos seus alunos do Colégio Estadual Miguel Paiva, onde, ensinando percussão (matéria extra-curricular instituída por uma diretoria criativa) obteve um extraordinário rendimento: em apenas um mês de aula, conseguiu forma uma bateria completa de escola-de-samba e estimulou a produção de 7 sambas-enredos.Neste seu primeiro lp, Osvaldinho da [Cuíca] reuniu [três] composições próprias - Vai Vai e Partido na Cozinha (em parceria com Papete) e Cozinha (somente demonstração de percussão) do Xangô da Mangueira (parceria com Zagaia) é Moro na Roça de Baianinho, a [folclórica] Festa dos Deuses Afro-Brasileiros" de Bebeto é Vendaval - com solo vocal de Papete, este autor do Exaltação do Salgueiro. Tá Assim de Mulher e está chegando mais, vem assinado por Domingos Paulo/ B. Almeira e Toninho Beleza. Mas as duas faixas mais conhecidas são Tudo se Transformou de Paulinho da Viola e Que Beleza de Benito de Paula. Um bom lp de sambão [ideal] para se lavar aos amigos no Exterior como exemplo de nossa MPB.
(texto retirado do tablóide digital)

n.n


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