domingo, 17 de junho de 2007

*suassuna é ariano e o povo brasileiro vive sob o signo do caos*


será que o brizola tinha razão, e a globo é só mentira???


archimedes carpentieri tá resmungando aqui no blog do sábio do cerrado, sobre a falta de compostura da globo, ao fecundar uma obra de ariano suassuna, "d'a pedra do reino ...", sem a sensibilidade daquele que colhe uma pérola de dentro de uma ostra.

mas, quem disse que o interesse da globo é cultivar ou aumentar a cultura do brasileiro???

acrescento ao resmungo (ele é meio rabugento, sim ... rsrs ...), alguns pequenos grandes detalhes retirados da gaveta das minhas desordenadas caraminholas,ou seja, a falta de cultura do povo brasileiro provocada pela impossibilidade de se aculturar, mesmo que queira; a preguiça de quem pode; o quase nenhum incentivo à leitura quando se trata dos jovens; o impedimento de quem não tem condições financeiras ... e por aí vamos nós ...

grande número de brasileiros não pode, não quer ou não sabe ler um livro.

o povo do brasil, é submetido ao deboche diário das elites e aos interesses daqueles que possuem o poder e que defendem seu próprio e insignificante umbigo.

ensinar o povo a ler suassuana, ou melhor, ensinar o povo a ler? pra quê??? com isso ele não seria espectador das novelas, não conheceria seus ídolos imortalizados pelos "reality shows" ...

feliz daquele que pode, que aprende, que quer, que gosta, que consegue correr pelas beiradas e não se submete, não deixa, não permite que consagrem sua ignorância.

continuamos esperando d. sebastião - o rei guerreiro, casto e bondoso que inspirou a obra de susssuna. ele ressuscitará e promoverá a redenção espiritual e econômica dos desfavorecidos, eliminando a nobreza e distribuindo suas terras e suas riquezas.

como uma coisa puxa outra coisa, assim que li o post do archie, meus parafusos sairam correndo em direção ao filme de rogério sganzerla, "sob o signo do caos". o brasil, sua cultura e seu povo – e isso não é novidade – era seu tema predileto. em seus filmes ele sempre tentava encontrar uma ordem, uma tradição, dentro dessa desordem interior que forma o país. com isso, a exemplo de outros maravilhosos realizadores como, godard, glauber, hitchcock, ele fazia sempre o mesmo filme ... isso não é nada fácil e não é pra qualquer um, acreditem.

sganzerla nasceu em 1946 e morreu em 2004, seu derradeiro trabalho foi "sob o signo do caos".


"Só o cinema pode me salvar"
Rogério Sganzerla, 2003




O Signo do Caos

Brasil, 83 min., 2003

Direção, roteiro e produção: Rogério Sganzerla

Elenco: Otávio Terceiro, Sálvio do Prado, Helena Ignez, Guaracy Rodrigues, Freddy Ribeiro, Eduardo Cabus, Gilson Moura, Felipe Murray, Camila Pitanga, Giovana Gold, Djin Sganzerla

Sinopse: Na primeira parte, em preto e branco, uma carga cinematográfica desembarca na Alfândega do Rio de Janeiro, onde o Dr. Amnésio controla e julga a entrada e saída do material para o serviço de censura, justificando: "amo o que os outros detestam e odeio o que os outros apreciam. Não vejo necessidade de um filme assim". Ouve-se o grito de um casal bem brasileiro: uma dupla de papagaios resmungões imita os diálogos telegráficos dos carregadores que discutem o trabalho, em busca de propina. Dr. Amnésio impõe o seu jejum de idéias durante desastrosa projeção para funcionários ineptos, que depois se divertem às custas da mutilação do material considerado realista demais.Último filme de um dos mais brilhantes cineastas brasileiros, que dirigiu Bandido da Luz Vermelha em 1968. (texto emprestado do dimas)

Nenhum comentário: