maxim vengerov, violinista nascido em 1974 na cidade de novosibirsk, capital da sibéria ocidental, iniciou sua carreira aos 5 anos de idade.
ele toca, comandando um arco de crina perfeita, sobre as cordas de uma das mais lendárias criações de antonio stradivari, o kreutzer, de 1727, que pertenceu a rodolphe kreutzer (1766/1821).
segundo maxim, o som que emite é impressionante e, tocar nele, é uma grande responsabilidade. o violino, que foi ouvido por beethoven e por paganini, carrega uma história da qual, agora, ele faz parte, o que o torna capacitado a contá-la ao público cumprindo sua missão de levar o instrumento para o futuro.
o comentário de maxim sobre seu instrumento, me projeta ao filme "violino vermelho", um françois girad, de 1998 que, dadas as devidas proporções históricas e ficcionais, conta a vida de um violino do século 17, que carrega em seu corpo oco, uma saga sedutora.
no ano sabático de 2005, maxim vengerov estudou improvisação com didier lockwood, violinista de jazz, que o preparou para um novo concerto, "viola, rock & tango", ensinando-lhe violino elétrico. o concerto, escrito para ele por benjamin yusupov exigiu dele outro estudo interessante e inusitado, aprender a dançar tango, o que foi feito com a dançarina brasileira, christiane palha, que foi sua partner na estréia mundial do concerto em hanôver.
concerto viola, rock & tango part 1
concerto viola, rock & tango part 2
música e músicos ...
segunda-feira, 2 de julho de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário