a night at the ópera, é um filme de 1935, dirigido por sam wood e estrelado pelos irmãos marx. o queen usou o nome do filme, como uma homenagem aos irmãos atores da comédia, groucho, chico, harpo e zeppo - este último o irmão sério que não ia a todos os encontros cinematográficos da família.
os irmãos marx, têm uma importância fundamental na vida do queen, pois, além do a night at the opera, outro album, recebeu nome de um filme estrelado por eles e dirigido, também, pelo sam wood. trata-se do a day at the races de 1937.
o rock tem momentos, tem sons, tem personagens, sem similares em nenhum outro segmento musical. isso faz, de um amante do rock'n roll, uma pessoa especial.
às vezes sou surpreendida pelo desejo de transformar o meu dia numa festa daquelas de encostar as cadeiras na parede, jogar as almofadas sobre o tapete, encher a casa de gente roqueira, falar de rock, ouvir rock.
hoje acordei com o queen de brian may, freddie mercury, john deacon e roger taylor na vitrola, mais precisamente, o album de 1975, a night at the opera, o quarto da banda, que foi concebido sob os braços de ferro de freddie mercury.
nele, foram gravadas canções dos quatro, além de uma versão de god save the queen, executada pelo virtuosismo da guitarra de brian may.
o album, conhecido também como o white album do queen, foi considerado extravagante, por ter sido usado um estúdio para cada um dos instrumentos, e o que havia de melhor em equipamentos na época. "não é paranóia, é perfeccionismo" disse freddie mercury na ocasião.
o album foi relançado mais duas vezes. em 1991 acrescido de duas faixas bonus:
I'm In Love With My Car
You're My Best Friend
e em 2005, para comemorar os 30 anos do lançamento original em vinil.
o album original:
Lado 1
"Death on Two Legs (Dedicated To..." (Freddie Mercury) – 3:43
"Lazing on a Sunday Afternoon" (Freddie Mercury) – 1:07
"I'm in Love with My Car" (Roger Taylor) – 3:05
"You're My Best Friend" (John Deacon) – 2:52 *
"'39" (Brian May) – 3:31
"Sweet Lady" (Brian May) – 4:03
"Seaside Rendezvous" (Freddie Mercury) – 2:15
Lado 2
"The Prophet's Song" (Brian May) – 8:21
"Love of My Life" (Freddie Mercury) – 3:39
"Good Company" (Brian May) – 3:23
"Bohemian Rhapsody" (Freddie Mercury) – 5:55 *
"God Save the Queen" (Ludwig van Beethoven) – 1:18
a primeira faixa, death on two legs, é uma "homenagem" ao empresário da banda afastado por conduta financeira, pouco recomendada.
essa é pra arrepiar a sola do pé ...
incrível, brian may!!!
o percussionista, em god save the queen, malhando o gongo, é o espetacular ray cooper, de 60 anos, que conheci em 1995, quando ele esteve no brasil tocando com elton john.
... porque, o show tem que continuar ...
cutuquem os links a seguir:
Brian May, do Queen, doutor em astronomia
Guitarrista do Queen recebe PhD em Astrofísica
Próxima: As origens de Freddie Mercury
John Deacon fala sobre as suas influências
Roger Taylor fala sobre o humor na música do Queen
8 comentários:
Parabéns, vc sabe tudo do rock...beleza ... e de samba, chorinho, balada ...sabe alguma coisa ? .. q tal nos dar uma aula sobre esse tema "pobre"
Clara
my name is music ...
rodeando o planeta, onde tiver boa música eu estou ... não vivo sem, porém, rock'n roll é o meu ambiente ... fazer o quê??? ninguém é perfeito ...
bye, continue atenta ...
o meu nome é música, será q traduzi certo ... sou analfabeta em ingles, e pouco sei de português..O meu ambiente, é SAMBA, CHORINHO, nasci ouvindo essa música... em minha casa numa ocasião teve um conjunto de choro...realmente ninguém é perfeito, mas quando alguém se propõe a escrever ... para "leitores" ou "ledores" , pode variar um pouco o tema ... ou não ... será q uma pessoa q faz um comentário, não pode sugerir um assunto..pq dna Requeri é "roqueira"..
até o Cazuza gravou Cartola ..
é isso ai ... acho q ando batendo em tecla errada .. vou procurar dizer gostei ou não gostei ...
Clara
clara, fui criada com música da hora que acordava até ir dormir.
meus pais, meus avós maternos eram doidos por essa coisa incrível. meu avô tinha uma sanfona, que aprendeu a tocar pra divertir a gente. nós achávamos que ele era uma celebridade por isso.
meu pai (tenho um post aqui no blog, do dia 11 de agosto, que falo disso), era absolutamente desritmado mas adorava música de todos os cantos dos mundo. apesar de ser reconhecido como amante de samba - adorava uma cabrocha, uma mulata sambando, uma negada de escola de samba batucando qualquer madeirinha que produzisse som - apesar disso, ele adorava música do mundo: francesa, americana ...
uma vez, ele se arriscou a inscrever algumas canções, letras dele e músicas do zinho, que tinha sido um demônio da garôa, num festival de música em osasco. não ganhou porra nenhuma, mas todos ficamos muito envolvidos com nessa aventura, mesmo porque, a cantora das músicas era euzinha ...
minha casa, estava sempre cheia, nos finais de semana, de gente a fim de tocar, cantar ou ouvir música.
portanto, minha querida, posso falar de qualquer música BOA.
só não me venha com invenção de pagode e sertaneja (com o perdão das más palavras) ...
dentre algumas das minhas facetas musicais, sou amiga do tito madi e do geraldo vandré ... não deixo por menos ...
agora ... sou justa e imparcial ... não é pq é brasileiro e considerado bom pela maioria, que eu me sinto obrigada a gostar. tenho minhas preferências: elis rê, renato russo, paula toller, mariza monte, chico, gil, milton nascimento, beto guedes, lô borges (o clube da esquina, que meu filho conheceu através de mim e do qual ele é o maior conhecedor no brasil, reconhecido pelo próprio márcio borges), joão bosco, tunai, labartine babo, ataulfo alves, arnaldo antunes, carlinhos brown, lobão, lulu santos, flavio venturini, ivan lins, jorge aragão, zéca "pagodeiro" ... rsrs ..., adriana calcanhoto, pepeu gomes, sergio dias batista, edu ardanuy ... etc, etc, etc, ...
tudo brasileiro, do samba ao rock ... fazer o quê??? nem todo mundo é perfeito como eu ... rsrs ...
valeu!!!
... mas, pra falar (quase não gosto de fazer isso ... rsrs ...) falo de qualquer um ... insisto, contanto que faça música boa.
cabô!!!
É ninguém aguenta com tanto "saber". Fica dificil fazer um comentário, vc é fera em tudo ..
Sempre sabe mais ...
Comentar o q ?
É ler suas postagens, e depois ler os seus comentários...
Sempre alguma coisa se aprende ..
Estou aprendendo ...
Clara
Num comentário q fiz ... cometi um grande erro ... ADONIRAN -DEMONIOS DA GAROA ....
eu de novo
Clara
querida, sua principal atração é a polêmica e o interesse por tudo que vc lê. tenho tido essa experiência mui grata, convivendo com vc aqui e no sábio. faço questão de te procurar sempre que abro o blog. adoro suas escrevinhações.
to indo.
Postar um comentário