segunda-feira, 3 de setembro de 2007

***uma vez por ano, a espanha desperdiça toneladas de molho de tomate***













vendo pela tv - relevante é o ineditismo da ação - um programa no qual dois repórteres palhaços visitam a espanha, para acompanhar um certo festejo frutífero, nada comum por aqui, fiquei pasma e, ao mesmo tempo, com a certeza de que não somos os detentores das piores e mais infames aglomerações, nas quais a população se entrega às orgias e aos desmandos mais variados, incomuns e perversos.
a tal "la tomatina" regada a muito álcool e muito tomate é, simplesmente, a pior, mais burra e sem graça manifestação popular da qual já tive notícia.
dia 29 último, a última quarta-feira de agosto, assim como acontece faz 60 anos, a população insandecida, cerca de 60 mil pessoas, se espremeu nas ruas de buñol, a 40 km de valência, na espanha, aguardando a chegada dos caminhões, 6 deles, que trouxeram toneladas e toneladas de tomates, 117 aproximadamente, que seriam atirados, ou melhor, arremessados contra elas mesmas, por elas mesmas.
antes da chegada do primeiro caminhão a xusma em pé, ou sentada em calçadas e muretas está pronta para atacar qualquer pessoa ao primeiro olhar ou esbarrão, aliás, inevitável diante da quantidade de pernas, braços, pés, bundas, pernas, mãos e olhos, perdidos por alí.
à chegada do primeiro veículo já dá para perceber o tamanho da encrenca.
pessoas, de dentro da carroceria,
arremessam contra as pessoas da rua, que arremessam entre si.
a "festa" teve sua origem em 1945, quando um grupo de jovens atacou outro grupo que participava de um desfile de bonecos nas ruas de buñol, para poder participar do festejo. no ano seguinte, encontraram-se novamente, sendo que, dessa vez, os intrusos carregavam tomates para acertar nos que estavam desfilando os bonecos.
não aceito mais o stigma de que o brasil
possue o lixo mais rico do mundo e que desperdiça alimento ...

2 comentários:

Anônimo disse...

Podiamos, pegar um tanto desses tomates, ou todos, e com eles
atacarmos o SENADO... Sobrando teriamos a camara, e quem sabe com essa guerra "tomateira"...
Os nossos politicos ao se limpar não lembrariam a causa de tantos ataques .. Não sei ... mas sonho com esses tomates em Brasilia ..
Clara

Requerí disse...

pois é ... só assim essa manifestação teria um sentido verdadeiramente útil. a prepotência daqueles lá em pensar que são imunes a tudo me irrita. ganham de mão beijada todo tipo de regalia quando se candidatam e são eleitos aos cargos que deveriam ser ocupados por pessoas, verdadeiramente, interessadas em cuidar do bem estar do povo. no entanto, eles querem, apenas e tão somente, o bem estar do próprio umbigo nojento.
a "tometeira" poderia começar na cadeira que possue cola onde está sentada a rena velha do senado ...

bye claire ...