YYY

o cinema oriental entrou em minha vida pra valer, quando eu buscava uma outra saída. já havia uma atração velada, que despertou nos esconderijos de uma locadora que eu freqüentava, nos idos de 80, localizada na avenida rodrigues alves, por onde eu passava habitualmente.
além disso, a opção de cuidar da family,
contribuiu com o tempo disponível.
quem sabe o que estaria fazendo hoje, o filho de cuca legal, meu descendente guru, caso eu não houvesse acreditado naquela opção:
a de ter horas vagas como rato de locadora, e me tornar uma razoável enciclopédia cinematográfica.
o acêrvo numeroso da vídeo brasil, não cabia nas prateleiras em dias de vacas magras, em dias de poucos clientes. por isto, nos finais de semana, devido à demanda em busca de filmes recentes, de ponta, a gerente praticava uma delicadeza, para que não houvessem "buracos" nas prateleiras: os filmes mais antigos, de baixa procura, guardados atrás do balcão ou num pequeno depósito,
incorporavam-se ao lobby da loja.
minha busca em locadora, sempre recaiu sobre os filmes ... "esquisitos" e, nos tempos de vídeo brasil (saudade!), acentuou-se a característica, já que, chamaram minha atenção inúmeros filmes japoneses em preto e branco, muitos dirigidos por akira kurosawa, e estrelados pelo belo toshiro mifune, filmes australianos, russos, alemães, como o incrível, maravilhoso, apaixonante, onde sonham as formigas verdes, uma história australiana dirigida pelo maluco extravagante, werner herzog, ... acomodados nos escaninhos durante o fim de semana.
os tais filmes de apoio ao vazio ... rs ...
distanciar-me um pouco mais, de alguns dos chatos movie american way, que chegavam em bando nas locadoras, era tudo o que eu precisava, por isso, conseguir outra opção, além dos franceses, italianos, ingleses, suecos e alguns japoneses do kurosawa que eu já conhecia, foi muito pródigo.
assisti a filmes incríveis, delicados, sensíveis.
o cinema do oriente ainda não tinha o reconhecimento que passou a ter, na década de 90, portanto eu garimpava compulsivamente.
hoje, a avalanche oriental está em plena derrubada e continuo garimpando, agora, para não levar gato por lebre.
hoje, 24/10, tenho na minha listinha, hou hsiao-hsien com o seu le voyage du ballon rouge, indicação do meu descendente guru, e glória ao cineasta de takeshi kitano.
não façam barulho, imagino, estarei em pleno êxtase.
volto mais tarde, um tantinho mais sabida e feliz!!!
YYY
3 comentários:
Hola, es muy original y bonito tu blog. ¿de dónde has sacado las hormigas del reloj y el muñeco de dibujo?
http://daroca-lorien.blogspot.com
quem intrigou, q não venho aqui .. só pode ser o Sábio ciumento ...
Requerida, não perco nadinha do q escreve, sou assidua, com muito prazer.... eta puxa saco ...
como deixar, sem ver minha Mestra...
parece boba !!!!
Beijocas
Clara
ah bom!!!
e vê só minha linda ... a gente recebeu visita internacional!!!
vou ver quem é ... tô podendo!!!!
beijo procê ....
Postar um comentário